Disciplina |
Ementa |
Professores |
CH |
A Inserção dos Serviços na Estrutura Organizacional |
O posicionamento dos serviços na estrutura das empresas manufatureiras e nas empresas de serviços. O poder definido pela corporação e pelos consumidores dos produtos e serviços. A estruturação de uma empresa de serviços. Visão sistêmica da prestação de serviços. |
Judson da Cruz Gurgel |
15 |
Administração de marketing de serviços |
Os serviços no contexto contemporâneo e a sua importância na economia. A evolução do setor de serviços. Caracterização entre o marketing de serviços e o de bens tangíveis. Caracterização entre os vários tipos de serviços. Os P’s do marketing de serviços. |
Yákara Vasconcelos Pereira Leite |
30 |
Comunicação e Cultura Organizacional |
Organizações e dimensões. Cultura, informação e comunicação. Conceitos de cultura organizacional. O contexto das culturas nas organizações contemporâneas. A comunicação na perspectiva da cultura. |
Elisabete Stradiotto Siqueira |
30 |
Consultoria organizacional em serviços |
O papel do consultor de empresas, o planejamento e técnicas de soluções de problemas, atributos e atividades do consultor de empresas, características dos problemas organizacionais, análises organizacionais, diagnósticos, elaboração do relatório. |
Miguel Carioca |
15 |
Direito do consumidor |
A relação de consumo: características. Importância do Código de Defesa do Consumidor para o aperfeiçoamento da cidadania. A nova relação entre os fornecedores e seus consumidores. Quem é fornecedor para o CDC. Quem é consumidor para o CDC. Importância da definição e caracterização do Destinatário Final de um produto ou serviço. Os Direitos Básicos do Consumidor. Princípios fundamentais do Direito do Consumidor. Aspectos práticos da defesa jurídica e administrativa do Consumidor. |
Raquel Araújo Lima |
15 |
Tecnologia da Informação em Serviços |
Tecnologia da Informação. Aplicação estratégica da TI nos serviços. Sistema de Informação. Governança de TI aplicado aos serviços |
Ana Lúcia Brenner Miranda |
30 |
Gestão de custos e preços em serviço |
Custos. Custos, Preços e Estratégias. Aspectos gerais e qualitativos da formação de preços. Noção Ampliada de Produto e Valor. Desenvolvimento e criação de valor. Aspectos quantitativos da formação de preços. Estruturação do preço de venda. Efeito dos Tributos sobre os Preços. |
Luciana Bastista |
30 |
Gestão de Serviços: Planejamento, Programação e Controle |
A arquitetura do serviço. A taxonomia para definição do processo do serviço. A escolha do melhor projeto para a maximização da prestação do serviço. A verdade do serviço: momentos, instantes, horas, encontros e desencontros. Os atores e as atuações na arena do serviço. Planejamento, programação e controle. As interações com os clientes: conhecimentos, habilidades e atitudes. |
Ana Maria Magalhães Correia |
30 |
Gestão estratégica de recursos humanos |
O lugar e o papel das pessoas nas organizações de serviço. Estratégias de RH: aquisição, manutenção e desenvolvimento de recursos humanos nas organizações. |
Inácia Girlene Amaral |
30 |
Metodologia científica |
O processo de pesquisa. Perspectivas qualitativa e quantitativa. As etapas da pesquisa social: a escolha e formulação de um problema de pesquisa, a formulação de hipóteses, o planejamento da pesquisa, a operacionalização das variáveis, a coleta de informações, introdução à amostragem na pesquisa social, codificação dos dados, a análise e interpretação dos resultados. Considerações sobre a elaboração de um artigo científico, monografia e elaboração de projeto de pesquisa. |
Lílian Caporlíngua Giesta |
30 |
Metodologia do ensino superior |
Metodologia do ensino superior: problemas e perspectivas. Introdução à educação para adultos. Aprendizagem situada. Aspectos da formação do docente de 3º grau. Planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. |
Karla Rosane do Amaral Demoly |
30 |
Liderança |
Compreender o papel da liderança no atual contexto organizacional contemporâneo tomando como referencia o esgotamento das perspectivas lineares de controle. A subjetividade das relações humanas como fator significativo para analisar a complexidade organizacional e as novas formas de organização do trabalho |
Elisabete Stradiotto Siqueira |
15 |
Planejamento estratégico |
Introdução ao Planejamento Estratégico e aspectos gerais. Posicionamento estratégico. Estratégias genéricas. Análise e escolha de mercado. |
Yákara Vasconcelos Pereira Leite |
30 |
Serviços no Setor Público |
Conceituação: serviços e serviços públicos. Características e classificação de serviços. Tipos de serviços públicos. Os serviços públicos na contemporaneidade. Compras na Administração Pública. Monitoramento, avaliação e controle de processos de serviços públicos. |
Vinícius Claudino |
15 |
Sistemas da qualidade: aplicação nos serviços |
Caracterização e importância da qualidade na prestação do serviço. Os métodos de mensuração da qualidade na prestação de serviços. |
Alexandre Oliveira |
15 |
Trabalho de conclusão de curso |
Formato: artigo científico ou monografia. |
Todos professores |
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