Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Especialização em Gestão Estratégica de Serviços

Constata-se na atualidade a necessidade premente de profissionalização na Gestão de Serviços, seja no âmbito das organizações públicas ou privadas. Tal cenário é decorrente do destaque que o setor de serviços vem ganhando e de sua importância econômica que se constitui em um dos fatores que tem contribuído para a sua expansão em diferentes países.

Especificamente no Brasil, o setor de serviços responde por mais de 50% do PIB. Assim, a população brasileira tem se beneficiado significativamente com a disponibilidade de postos de trabalho, entretanto, a formação dos recursos humanos parece não acompanhar esse crescimento. Por ser um segmento que colabora para o desenvolvimento econômico-social da nação, parece ser oportuno capacitar os profissionais que atuam nessa área para oferecer serviços de qualidade com ética e profissionalismo à sociedade.

Neste contexto, unindo à necessidade do Estado do Rio Grande do Norte e cidades vizinhas a Mossoró, os docentes do curso de Administração comprometidos com o desenvolvimento do semiárido elaborou o curso de especialização em Gestão Estratégica de Serviços.

Seguem abaixo alguns fatores relevantes que justificam a realização do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Serviços ofertado pela UFERSA:

  • A carência de formação de funcionários públicos e da iniciativa privada com capacidade de promover a integração das ações organizacionais;
  • A qualificação dos gestores, para um melhor desempenho das funções administrativas;
  • A necessidade de uma educação continuada que contribua para o desempenho das funções administrativas, atendendo as demandas exigidas pelo atual contexto social e organizacional;
  • A necessidade de preparar profissionais com atitudes de pró-atividade para enfrentar o desafio externo imposto pela globalização;
  • A oportunidade de proporcionar aos gestores uma visão sistêmica da organização em que atuam, provocando uma atuação sinérgica no desempenho gerencial.

Diante disso, acredita-se que esta proposta é viável e poderá se concretizar dentro dos parâmetros legais. Além de reconhecer que o curso de Gestão Estratégica de Serviços a ser oferecido, constitui-se numa oportunidade de capacitar e atualizar os profissionais que já atuam na área. Identifica-se a oportunidade de formar profissionais aptos a desenvolver suas funções na busca de garantir serviços de excelência. Salienta-se que o propósito é atender de forma prioritária as empresas e organizações que custeiam a capacitação de seus colaboradores, nesse âmbito, as empresas de forma direta ou indireta deverão custear a realização deste curso, não cabendo o ônus ao governo, mas à iniciativa privada. Por fim, destaca-se ainda a importância do curso para a consolidação da área de Administração na UFERSA, atendendo à demanda dos egressos de administração e áreas afins.

20 de julho de 2015. Visualizações: 1862. Última modificação: 20/07/2015 22:50:23