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Especialização em Gestão Estratégica de Serviços

Disciplina Ementa Professores CH
 A Inserção dos Serviços na Estrutura Organizacional O posicionamento dos serviços na estrutura das empresas manufatureiras e nas empresas de serviços. O poder definido pela corporação e pelos consumidores dos produtos e serviços. A estruturação de uma empresa de serviços. Visão sistêmica da prestação de serviços. Judson da Cruz Gurgel 15
Administração de marketing de serviços Os serviços no contexto contemporâneo e a sua importância na economia. A evolução do setor de serviços. Caracterização entre o marketing de serviços e o de bens tangíveis. Caracterização entre os vários tipos de serviços. Os P’s do marketing de serviços. Yákara Vasconcelos Pereira Leite 30
Comunicação e Cultura Organizacional Organizações e dimensões. Cultura, informação e comunicação. Conceitos de cultura organizacional. O contexto das culturas nas organizações contemporâneas. A comunicação na perspectiva da cultura. Elisabete Stradiotto Siqueira 30
Consultoria organizacional em serviços O papel do consultor de empresas, o planejamento e técnicas de soluções de problemas, atributos e atividades do consultor de empresas, características dos problemas organizacionais, análises organizacionais, diagnósticos, elaboração do relatório. Miguel Carioca 15
Direito do consumidor A relação de consumo: características. Importância do Código de Defesa do Consumidor para o aperfeiçoamento da cidadania. A nova relação entre os fornecedores e seus consumidores. Quem é fornecedor para o CDC. Quem é consumidor para o CDC. Importância da definição e caracterização do Destinatário Final de um produto ou serviço. Os Direitos Básicos do Consumidor. Princípios fundamentais do Direito do Consumidor. Aspectos práticos da defesa jurídica e administrativa do Consumidor. Raquel Araújo Lima 15
Tecnologia da Informação em Serviços Tecnologia da Informação. Aplicação estratégica da TI nos serviços. Sistema de Informação. Governança de TI aplicado aos serviços Ana Lúcia Brenner Miranda 30
Gestão de custos e preços em serviço Custos. Custos, Preços e Estratégias. Aspectos gerais e qualitativos da formação de preços. Noção Ampliada de Produto e Valor. Desenvolvimento e criação de valor. Aspectos quantitativos da formação de preços. Estruturação do preço de venda. Efeito dos Tributos sobre os Preços. Luciana Bastista 30
Gestão de Serviços: Planejamento, Programação e Controle A arquitetura do serviço. A taxonomia para definição do processo do serviço. A escolha do melhor projeto para a maximização da prestação do serviço. A verdade do serviço: momentos, instantes, horas, encontros e desencontros. Os atores e as atuações na arena do serviço. Planejamento, programação e controle. As interações com os clientes: conhecimentos, habilidades e atitudes. Ana Maria Magalhães Correia 30
Gestão estratégica de recursos humanos O lugar e o papel das pessoas nas organizações de serviço. Estratégias de RH: aquisição, manutenção e desenvolvimento de recursos humanos nas organizações. Inácia Girlene Amaral 30
Metodologia científica O processo de pesquisa. Perspectivas qualitativa e quantitativa. As etapas da pesquisa social: a escolha e formulação de um problema de pesquisa, a formulação de hipóteses, o planejamento da pesquisa, a operacionalização das variáveis, a coleta de informações, introdução à amostragem na pesquisa social, codificação dos dados, a análise e interpretação dos resultados. Considerações sobre a elaboração de um artigo científico, monografia e elaboração de projeto de pesquisa. Lílian Caporlíngua Giesta 30
Metodologia do ensino superior Metodologia do ensino superior: problemas e perspectivas.  Introdução à educação para adultos. Aprendizagem situada. Aspectos da formação do docente de 3º grau.   Planejamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Karla Rosane  do Amaral Demoly 30
Liderança Compreender o papel da liderança no atual contexto organizacional contemporâneo tomando como referencia o esgotamento das perspectivas lineares de controle. A subjetividade das relações humanas como fator significativo para analisar a complexidade organizacional e as novas formas de organização do trabalho Elisabete Stradiotto Siqueira 15
Planejamento estratégico Introdução ao Planejamento Estratégico e aspectos gerais. Posicionamento estratégico. Estratégias genéricas. Análise e escolha de mercado. Yákara Vasconcelos Pereira Leite 30
Serviços no Setor Público Conceituação: serviços e serviços públicos. Características e classificação de serviços. Tipos de serviços públicos. Os serviços públicos na contemporaneidade. Compras na Administração Pública. Monitoramento, avaliação e controle de processos de serviços públicos. Vinícius Claudino 15
Sistemas da qualidade: aplicação nos serviços Caracterização e importância da qualidade na prestação do serviço. Os métodos de mensuração da qualidade na prestação de serviços. Alexandre Oliveira 15
Trabalho de conclusão de curso Formato: artigo científico ou monografia. Todos professores 30
20 de julho de 2015. Visualizações: 1730. Última modificação: 05/04/2016 00:05:12